Série Exercícios de Arte Lúdica

 

 

Série Exercícios de Arte Lúdica

(2005 – work in progress)

A ocupação dos espaços urbanos evidencia a figura humana formando a paisagem. As séries de imagens formam um mosaico com vários instantes de uma ação coletiva. Com elas, Patrícia ressalta as possibilidades que se desdobram num todo que é modulado pelas suas nuances.

Peças humanas no tabuleiro da cidade. Tanto a duração em sua descontinuidade quanto o instante em sua unicidade são evidenciados. Com eles percebemos um equilíbrio permeando as composições da série.

Iniciada em 2005, fazem parte do projeto Equivalents, e investigam a potencia de ocupação do espaço urbano pelo uso lúdico de seus habitantes. A ideia do projeto é encontrar, em cada cidade visitada, uma parcela de espaço urbano que seja ativamente usada por seus moradores em momentos de lazer, onde emoções e experiências propiciadas pelo jogo, pelo esporte e pelo simples tempo livre afloram em todos nós.

O conceito de equivalência foi apropriado da proposta do artista Alfred Stieglitz na famosa série Equivalent, realizada entre 1925 e 1931, onde associa fotografias preto&branco de nuvens com diferentes estados de seus pensamentos, emoções e experiências. (Patrícia Gouvêa, 2011)