César Barreto

 

 

 

 

 

 

 

Dedicado à fotografia em preto e branco de grande formato, Cesar Barreto desenvolveu sua trajetória visual percorrendo as paisagens naturais do Brasil. Com mais de vinte anos de trabalhos voltados para as técnicas de captura e impressão em filmes em preto-e-branco, Cesar Barreto vem imprimindo de modo único cenários naturais de beleza incontestável. Com um olhar singular sobre a realidade, o fotógrafo faz convergir paisagens internas e externas, combinando documentação e criação em uma rigorosa busca estética. São novas paisagens híbridas que se apresentam no contexto da fotografia documental e retomam, de modo intensivo, a história da fotografia de paisagem no Brasil.

Nos últimos anos, seu trabalho vem acolhendo também as paisagens urbanas, em particular, as transformações sofridas pela cidade do Rio de Janeiro a partir das obras promovidas pela prefeitura. Integrante do projeto da prefeitura do Rio de Janeiro: “ Cidade Olímpica”, Cesar tem a intenção de registrar as transformações da cidade privilegiando os cenários em desaparecimento e reconstrução. O cotidiano torna-se elemento chave para suas imagens que visam o cidadão comum, em um dia qualquer, em uma situação habitual. Obras, ruas, casas, praias e parques são alguns dos temas escolhidos pelo fotógrafo para representar a cidade, sempre com câmeras pouco convencionais, de formatos variados. 

Estudioso da fotografia analógica, Cesar mergulhou também na técnica digital mantendo suas preocupações com a qualidade da imagem impressa. Vencedor do Prêmio Marc Ferrez, o fotógrafo não abre mão do preciosismo que o tornou Printer de importantes nomes da fotografia brasileira.

Comparado a grandes nomes da fotografia internacional como Ansel Adams e Edward Weston, Cesar Barreto busca na técnica a possibilidade de transcendência da imagem. Para ele, a realidade é um misto de que se vê e do que se pode ver através da fotografia. Seu trabalho expõe os principais atributos da fotografia, reunindo de modo singular a poesia das paisagens e o rigor da técnica.