Série HU

 

Série HU  (2008) 

As fotografias da série HU (2008) compõem a pesquisa de mestrado em Linguagens Visuais de Joana Csekö, que partiu do interesse pela situação peculiar, arquitetônica e histórica, do Hospital Universitário da UFRJ. Idealizado na década de 1950, sob a égide do projeto modernista, o HU tornou-se “uma metáfora material do descompasso entre o sonho arquitetônico e a realidade cotidiana” (JAGUARIBE, 2008). Metade do prédio do HU nunca foi utilizada, e nem mesmo a sua construção chegou a ser concluída. Esta metade manteve-se completamente abandonada até 2010, quando decidiram pela sua implosão devido ao risco de desabamento.

As imagens da série HU, anteriores à implosão, tornam visível esta face inativa do prédio que, apesar de ter estado colada ao hospital ao longo de três décadas, foi muito pouco vista e pensada. Mas a proposta artística não se limita ao registro do local ou à mera ilustração da pesquisa histórica realizada ao longo do mestrado. Criando jogos entre as imagens, explorando relações de espelhamento e compondo novas perspectivas, Joana Csekö faz do HU um território de experimentações e reconstruções dessa história. É o que afirma a artista: “Há mais nelas [nas imagens] do que o registro inédito que encerram, que a relação com o seu referente, antes invisível. As imagens do HU se querem instáveis, transitando entre real e ficção, um contraponto entre formas geométricas, claras, rígidas e sua tortuosa história, entre prédio e ruína (…)” (CSEKÖ, 2008, p.11).

A proposta de desconstrução e reconstrução do espaço urbano, presente nas imagens da série HU, é desenvolvida não apenas por meio da articulação das imagens, realizada por meio de manipulação digital, mas também através das relações que o trabalho estabelece com o espaço no qual é instalado. Nos registros da exposição individual realizada na Galeria Novembro Arte Contemporânea (2008), podemos perceber com clareza essas relações, tanto pelas dimensões das ampliações como pela escolha das fotografias, que proporcionam um diálogo com a arquitetura da galeria, estendendo a dinâmica das imagens a todo o espaço expositivo. 

A pesquisa sobre o Hospital Universitário deu origem também ao documentário HU, co-dirigido pelo cineasta Pedro Urano.