Rostos

 

Rostos

Essas imagens resultam da ação de interromper, de modo mais ou menos aleatório, a sucessão dos frames de diferentes filmes comerciais, de modo a destacar os contornos de certas expressões faciais. Mas o que sucede quando suspendemos o fluxo da imagem cinematográfica? Toda uma ico- nografia cara à história da fotografia e da pintura, que encontram no gêneroretrato uma das suas principais expressões, se apresenta a partir desse pro- cedimento, sem que possamos distinguir claramente a sua filiação.

O vídeo apresenta aqui a sua face múltipla, sua singular propriedade de reproduzir as formas visuais e audiovisuais precedentes, como a fotogra- fia, a gravura, o cinema e a pintura. De tal modo que esses semblantes pa- recem apontar ora para a tradição clássica do retrato pintado, ora para as representações da fotografia pictorialista e, por vezes, ao amplo imaginá- rio herdado pelo cinema. Impossível precisar a origem dessas formas uma vez assimiladas e reproduzidas pelo vídeo, esse metameio, lugar de passa- gem de todas as mídias.

Desse modo destacado do seu contexto de origem, o frame parece se dispor às mais diversas projeções por parte do observador, confrontado com a ausência de qualquer limitação material, processual ou simbólica que pudesse circunscrever o exercício da sua imaginação. Não por acaso, es- ses retratos nos reenviam, alternadamente, a diferentes momentos da his- tória das mídias.

Fixadas pelo procedimento de edição, essas imagens incorporam uma surpreendente face intimista, apresentando-se como manifestações diretas do nosso repertório pessoal, do mesmo modo que as imagens refletidas pe- los espelhos aspiram duplicar a aparência do modelo.

Observadas demoradamente, no curso de um tempo estendido, essas fotografias apresentam a estranha ilusão do movimento, desta feita de um movimento vertical, animado por aproximações e recuos intermitentes, que parece pretender recuperar a dinâmica processual das sequências originais do filme. Efeito surpreendente, como se a vibração do movimento sucessivo persistisse, de modo oblíquo, nessas imagens estáticas.