Cia de Foto

 

 

Coletivo Cia de Foto

Coletivo de fotografia fundado em 2003 na cidade de São Paulo pelos fotojor- nalistas Rafael Jacinto e Pio Figueiroa. Através de uma investigação teórica e experimental, desenvolvem trabalhos que questionam o espaço das imagens e o seu entendimento. Em 2004, João Kehl, que trabalhava para o coletivo como assistente desde a sua fundação, integra-se ao grupo de forma permanente. Em 2006, Carol Lopes reforça a proposta mais experimental do coletivo, ficando responsável pelo tratamento digital das imagens. Depois de 11 anos trabalhando juntos, em 2014 eles decidem se separar.

A Cia de Foto atuou nos mercados editorial, de publicidade e de arte, com participações em exposições nacionais e internacionais que incluem lo- cais como Paris, Holanda, Madri, Inglaterra, Estados Unidos, México e Guatemala. No território da web, a Cia produziu conteúdo nos seus espaços próprios (site, blog, Flickr etc). O coletivo é representado pela Galeria Ver- melho, na cidade de São Paulo. Em 2007, recebeu o 1o Prêmio do World Press Photo na categoria Desporto Features Stories, com a foto de João Kehl, Ginásio de Boxe, em São Paulo. Para o meio editorial, o coletivo atendeu veículos como Times, Newsweek, National Geographic e Colors.

Durante o tempo em que atuou, o coletivo Cia de Foto teve uma ampla participação no debate cultural sobre fotografia. Além de atuarem como fotógrafos, seus integrantes produziram workshops, realizaram práticas de curadoria, colaboraram em blogs e frequentaram grandes eventos brasilei- ros, como o Paraty em Foco e o FestFotoPoa.