Captura da Paisagem

 

A captura da paisagem (2008-2010)

Assim como em outros trabalhos de Denise Helfenstein, A captura da paisagem realiza uma investigação sobre os modos como a imagem fotográfica pode apreender temporalmente o espaço, utilizando a câmera de orifício. Mas esta obra adentra de maneira ainda mais visível o campo híbrido das imagens contemporâneas. Trata-se de fotografias de paisagens – litorâneas, do campo ou mesmo de avenida urbana – cujos tempos de exposição duram cerca de segundos ou minutos. Paralelamente ao registro da imagem, a artista capta, com um gravador, os sons ambientes que correspondem ao tempo de exposição. 

As imagens aludem aos horizontes marinhos de Hiroshi Sugimoto, pelas linhas e diferenças tonais da paisagem. Mas o processo de realização de A captura da paisagem incorpora também às fotografias a presença de elementos que se fixam ou aparecem em rastro pela duração da captura. 

Na montagem da instalação, com fone de ouvido e puff para sentar diante da imagem, o espectador tem uma experiência espaço-temporal ampliada, que une som e fotografia. A temporalidade da fotografia pinhole se funde aos sons gravados no ato da própria captura imagética, fazendo reverberar sonoramente a desenvoltura da paisagem. O som expande a matéria da fotografia pelo “movimento do tempo”, como destaca Raymond Bellour (1997). Som, tempo e imagem se coadunam numa experiência particular dos sentidos.