Ana Angélica
1- Dados do Artista
Nome: Ana Angélica Teixeira Ferreira da Costa
Data nascimento: 1974
Local nascimento: Rio de Janeiro
2- Apresentação do trabalho
Na prática artística de Ana Angélica, a fotografia é tomada como um campo de experimentação e tem os seus limites investigados em diversas direções. Essa experimentação desempenha um papel tão preponderante, que em alguns dos seus trabalhos, como na série Imagem de abertura, importa menos a imagem como produto final que corresponde a expectativas inicialmente projetadas pelo artista do que como indício de um processo que a gerou. Muitas vezes, a pesquisa passa pela construção de câmeras pinhole (câmeras sem lentes, elaboradas artesanalmente), que permitem intervir diretamente no processo de captação da fotografia. A pinhole interessa à artista também por propiciar a entrada do acaso no processo de constituição das imagens. Se, por um lado, construir uma câmera abre a possibilidade de criar um tipo de imagem peculiar, como acontece na série Janelas, por outro, implica em acolher as inúmeras imprecisões de um processo artesanal. Os longos tempos de exposição, por exemplo, que frequentemente são necessários quando se utiliza a pinhole, aumentam a chance de incidentes não planejados durante a captação da imagem.
Esse interesse pelo acaso é inseparável de uma outra reflexão importante na produção da artista, que diz respeito à questão do tempo, e de como este pode se fazer presente na fotografia. Em diversos trabalhos de Ana Angélica essa manifestação do tempo nas imagens se dá através de um flou, uma falta de nitidez que impregna as fotografias, causando aquilo que Raymond Bellour (1997) chamou de uma “pancada” na analogia das imagens. Em séries como Etéreos, essa experimentação com o flou pode ser situada num campo de diálogo entre fotografia e pintura.
As três séries que integram a Midiateca, Janelas, Imagem de abertura e Tempos de exposição, contemplam diferentes vertentes de experimentação exploradas no trabalho artístico de Ana Angélica.
3- Biografia
Ana Angélica é carioca e vive na cidade do Rio de Janeiro. Tem graduação em Educação Artística, com habilitação em História da Arte pela UERJ (2003), e mestrado pelo Instituto de Artes da UERJ, na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos (2008). Fez também especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio (2005) e cursa MBA em Produção e Gestão Cultural na Fundação Getúlio Vargas (2010-2012).
Nos últimos anos, a artista vem mostrando o seu trabalho em exposições coletivas e individuais. Em 2008, apresentou a exposição individual Etéreos, na Galeria do Instituto de Artes da UERJ, como parte do projeto desenvolvido ao longo do mestrado. Paralelamente à pesquisa artística, Ana Angélica atua também no campo da produção cultural, com a concepção e realização de exposições, seminários e outros projetos ligados à área artístico-cultural. Junto com as fotógrafas e produtoras Roberta Macedo e Janaina Garcia, criou o “Projeto Subsolo” (www.projetosubsolo.com), um misto de laboratório de pesquisas artísticas e produtora de arte. Em 2010, Ana Angélica idealizou e coordenou o projeto Pesquisas Artísticas Presentes 2010, contemplado pelo Edital Mídia Digital – Apoio a Websites, da Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro – 2010.
4- Exposições
4.1- Exposições individuais
2008 – Etéreos – Galeria do Instituto de Artes da UERJ – Rio de Janeiro – RJ
2005 – Janelas – Galeria Fayga Ostrower – Funarte – Brasília – DF
2002 – Híbridos – Galeria do Centro Cultural da UERJ – Rio de Janeiro – RJ
4.2- Exposições coletivas
2011 – Tempo Futuro / Futuro do Tempo – Paraty Off (Festival de Fotografia Paraty em Foco) – Paraty – RJ
2011 – Tempo Futuro / Futuro do Tempo – Ateliê da Imagem – Rio de Janeiro – RJ
2007/2008 – Elogio ao Tempo : Laboratório Auto-poiético – Galeria EAV (Escola de Artes Visuais/Parque Lage) – Rio de Janeiro – RJ
2004 – I Salão Aberto – Paralelo à XXVI Bienal Internacional de São Paulo – Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil – São Paulo -SP
2004 – Posição 2004 – Escola de Artes Visuais/ Parque Lage – Rio de Janeiro- RJ
2004 – Prêmio Chamex de Arte Jovem – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo – SP
2003 – Projéteis de Arte Contemporânea – Galeria da FUNARTE – Rio de Janeiro – RJ
2003 – Des de la piel que quieres ser vista ao sentido invisible – Galeria Arte X Arte – Buenos Aires – Argentina
5- Bolsas e Prêmios
2010 – Projeto Pesquisas Artísticas Presentes 2010 (concebido e coordenado por Ana Angélica), selecionado pelo Edital Mídia Digital – Apoio a Websites da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
2010 – Projeto Regina Alvarez: experiência fotossensível (com produção executiva de ana Angélica), selecionado pelo edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
2009 – Seminário Possibilidades do ateliê contemporâneo (com produção executiva de Ana Angélica), selecionado pelo edital Rede Nacional Funarte.
2008 – Seminário Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: Convergências, Interrupções, Deslocamentos (com curadoria e produção executiva de Ana Angélica), selecionado pelo edital da Caixa Cultural em 2008.
2009 – Projeto Pesquisas Artísticas Presentes – Edição 2009, selecionado pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
2007 – Projeto Pesquisas Artísticas Presentes (com produção executiva de Ana Angélica), selecionado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte /Petrobrás.
6- Obras em Coleções
– Coleção Joaquim Paiva
7- Sobre o artista
COSTA, Ana Angélica T. F. da. Imagens precárias. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
______. A dupla precariedade na fotografia pinhole. In: ENCONTRO DOS ALUNOS DO PPGAV/UFRJ, 13., 2006, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro, UFRJ, 2006.
______. O experimento-pinhole. Concinnitas: revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, n.13, 2008.
FERREIRA, Olívia; GARAVAGLIA, Pedro Antônio. Rio ateliê: mapeamento de jovens artistas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: [s.n.], 2004.
FUNARTE. Projéteis de arte Contemporânea: catálogo. Rio de janeiro, 2004.
GOVEIA, Fábio. A decomposição imagética nas fotografias com pinholes: a imagem pelo buraco de uma agulha. Dissertação (Mestradoem Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
PRÊMIO Chamex de Arte Jovem. Novos Talentos da Arte Brasileira. São Paulo: Antonio Bellini Editora & Cultura, 2004.
VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. Dissertação (Mestrado em Tecnologia), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
8- Referências utilizadas na produção dos textos da Midiateca
COSTA, Ana Angélica T. F. da. Imagens precárias. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
______. O experimento-pinhole. Concinnitas: revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, n.13, 2008.
_____. Conversa com Luciana Guimarães em 14 Set. 2011.