Denise Helfenstein

1- Dados do Artista

Nome completo: Denise Valéria Helfenstein

Data nascimento: 1978

Local nascimento: Porto Alegre

Contato: http://denisehelfensteinfotografia.blogspot.com/

2- Apresentação do trabalho

Denise Helfenstein se destaca por sua abordagem multifacetada da linguagem fotográfica, pela espacialidade imagética elaborada a cada trabalho e, enfaticamente, pela inscrição do movimento instável do tempo na imagem. A paisagem tem sido uma questão a qual tem se dedicado e que adquire nas suas obras a turva densidade temporal pelo uso de recursos multimídia. Há, no seu processo de trabalho, a construção de uma poética que assume o caráter híbrido da imagem fotográfica, que a faz dialogar com diferentes mídias. Do interior da câmera obscura à experiência instalativa, a artista persegue, em sua itinerância, o fenômeno imagético.

Em sua recente trajetória artística, Denise Helfenstein tem realizado trabalhos experimentais que vão além de um olhar estático e limitado da linguagem fotográfica. Seu encontro com a câmera obscura –  pinhole, no início dos anos 2000, foi decisivo para seu processo de apreensão do espaço-tempo, que incorporou o fenômeno da instabilidade das imagens no interior da câmera. A própria artista assim define: “sei que a imagem, antes de ser plana e fixa, é uma projeção instável em um espaço tridimensional” (HELFENSTEIN, 2010). Nessa direção, suas imagens se convertem em fluxos do tempo, transfigurações da paisagem.

As obras selecionadas para compor o acervo da Midiateca Geraldo de Barros abrangem três formas de apreender o tempo-espaço: a inscrição do corpo, a composição de intervalos no espaço e a apreensão da paisagem. 

3- Biografia

Denise Helfenstein nasceu em 1978 na cidade de Porto Alegre, onde atualmente trabalha.  É mestre em Artes Visuais pelo PPGAV – UFRGS e docente na Universidade Feevale (RS). Fazendo parte de uma geração recente de fotógrafos que produzem imagens por câmera de orifício, a artista tem expandido a utilização dessa técnica em seus trabalhos, tendo em vista a inscrição da duração e do movimento na imagem fotográfica. Produz e pesquisa sobre a apreensão do espaço-tempo em fotografia, aliada à captação de registros de áudio e à exploração de diferentes suportes de montagem. 

Sua instalação A Captura da Paisagem (2009), ao mesclar fotografia, som e projeção, destaca uma experiência múltipla do tempo, ancorada nas combinações de imagens fixas (pinhole) com os itinerários de ambientes sonoros.

4- Exposições 

2011 – Utopia Faber – mostra coletiva de professores do curso de Artes Visuais – Pinacoteca Feevale (Novo Hamburgo/RS);

2011 – Projeto 72 Horas – exposição coletiva dos artistas participantes da residência homônima. Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre / Atelier Livre. Participação com o trabalho Estudo para sobreposição de tempos (projeção/fotografias). Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS);

2010 – Obra Inventário (curadoria de Atila Regiani). A Captura da Paisagem participa da obra Museu Portátil, de Michel Zózimo (fotografia / objeto). TCU / Espaço Cultural Mrcantônio Vilaça (Brasília/DF);

2010 – A Captura da Paisagem. Exposição de Trabalho de Conclusão de Mestrado, composta de quatro instalações co-relacionadas (projeção audiovisual, projeção de slide com reprodutores de áudio, fones de ouvido, poltronas, suporte em metal e fotografia com reprodutor de áudio em sala escura). Sala de Formas – Instituto de Artes – UFRGS – Porto Alegre / RS;

2010 – A Captura da Paisagem. Instalação / projeção audiovisual em sala escurecida (projetor, puff, fone de ouvido e suporte). Mostra de Fotografia Contemporânea – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre 2010. Santander Cultural – Porto Alegre/RS;

2009 – A Captura da Paisagem #2: Sala X. Ocupação / Instalação / Projeção audiovisual em sala escurecida (projetor, puff e fone de ouvido, lente de aumento, objeto-aparador em madeira e papel vegetal). Sala X – Atelier Livre – Centro Municipal de Cultura – Porto Alegre/RS;

2009 – Mostra Reflexos Contemporâneos: a fotografia. Exposição coletiva. Associação Cultural Chico Lisboa. Porto Alegre / RS;

2009 – Pontos de Vista: relatos de intervalos sobre a paisagem. Livro de artista / 21 x 31 x 3 cm. 18º Salão de Artes Plásticas da Câmera Municipal de Porto Alegre/RS;

2009 – Pontos de Vista: intervalos sobre a paisagem. Ação (Inserções de fotografias em áreas públicas). Ilha da Pintada, bairro Arquipélago, Porto Alegre/RS; 

2008 – Fragmentos. Projeção / fotografias. Com Gustavo Diehl. Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco – mostras paralelas – Paraty/RJ;

2007 – Metamorfoses. Fotografias / dimensões variadas. Escola de Design Unisinos – Porto Alegre/RS;

2007 – Fragmentos. Projeção / fotografias.  Com Gustavo Diehl. Fotoencuentro 2007. La Paz / Bolívia.

2007 – Fragmentos. Projeção/fotografias.  Com Gustavo Diehl. I Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. Terraço do Centro Cultural Usina do Gasômetro e Sala de Cinema P.F. Gastal. Porto Alegre/RS.

2006 – Fragmentos. Fotografias (dimensões variadas). Com Gustavo Diehl. Galeria Augusto Meyer – Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre/RS.

2005 – Arquipélago: Ilhéus, palafitas, deposições. Fotografias (dimensões variadas) Com Gustavo Diehl e Bárbara Aguiar. Galeria dos Arcos – Centro Cultural Usina do Gasômetro – Porto Alegre/RS;

2003 – Camera Lucida. Fotografias (dimensões variadas). Grupo Camera Lucida. FotoGaleria – Porto Alegre/RS;

2002 – Camera Lucida. Fotografias (dimensões variadas). Grupo Camera Lúcida. Espaço Shardong – PUC RS – Porto Alegre;

2001 – Estações em Foco. Fotografia (ampliação p&b 40x60cm) e cartazes (impressão offset 100×200 cm) – mostra coletiva intinerante – Vagões e Estação Central da Trensurb – Porto Alegre/RS.

Outros:

Projeto 72 Horas: residência artística – artista convidada – de 08 a 11 de abril de 2011 – Atelier Livre – SMC – Porto Alegre/RS;

5- Bolsas e Prêmios

III Prêmio Casa de Cultura Mário Quintana de Fotografia – Obtenção de bolsa-incentivo à produção artística. 2005. Com Gustavo Diehl. Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre/RS;

6- Sobre o artista

HELFENSTEIN, Denise. A captura da paisagem: entre apreensões fotográficas por câmera obscura e registros sonoros. 2010. 176f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26087 Acesso em: 10 ago. 2011

HELFENSTEIN, Denise. A captura da paisagem. Disponível em:  <http://www.youtube.com/user/LINDAMARIA08>. Acesso em: 11 ago. 2011.

NECO, Eduardo. Dupla de fotógrafos dispensa tecnologia e resgata técnica artesanal de fotografia. Portal Imprensa, 01 abr. 2009. Disponível em: <http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ponto_de_vista/2009/04/01/imprensa27169.shtml>. Acesso em: 20 ago. 2011.

PHOTOCLUBE F/508. Fragmentos/Fotografia artesanal. Disponível em:  <http://www.fotoclubef508.com/blog/?p=7747>. Acesso em: 15 set. 2011.

PHOTOS. Pinhole na Casa Mário Quintana. Disponível em: <http://www.photos.com.br/materias/ver/54877>. Acesso em: 11 ago. 2011.

PICTURA PIXEL – Electronic Photomagazine. Denise Helfenstein & Gustavo Diehl. Disponível em: <http://www.picturapixel.com/files/picturapixel_port.html?#/pinhole/>. Acesso em: 22 ago. 2011.

7- Referências utilizadas na produção dos textos da Midiateca 

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.

HELFENSTEIN, Denise. A captura da paisagem: entre apreensões fotográficas por câmera obscura e registros sonoros. 2010. 176f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26087 Acesso em: 10 ago. 2011