Rochelle Costi
1- Dados do Artista
Nome completo: Rochelle Costi
Ano de nascimento: 1961
Local de nascimento: Caxias do Sul, Brasil
2- Apresentação do trabalho
Rochelle Costi é artista plástica e se utiliza frequentemente da fotografia, explorando sua presença no espaço expositivo, geralmente com trabalhos em grandes dimensões, permitindo assim ao observador uma participação ativa do olhar por meio de uma experiência imersiva na imagem. Em algumas obras, a artista associa objetos banais (que partem da sua prática colecionadora) às fotografias, formatando assim uma tridimensionalidade que complementa a bimensionalidade da impressão fotográfica. Experimentou também relações entre fotografia, performance e intervenção na paisagem.
Em seus trabalhos levanta questões relacionadas ao olhar, à montagem, além do apreço dado à memória. Para a artista, a prática fotográfica também é compreendida como um gesto de colecionar. Trabalha com frequência a temática do cotidiano, em especial os espaços privados deste universo, explorando a relação do homem com a intimidade da casa, seus objetos e práticas comuns que consolidam seu pertencimento.
Na série “Casa”, Rochelle explorou sua própria intimidade na casa que viveu por quatro anos e meio, fotografando-a antes da sua mudança e mantendo assim um registro de como foi feita a ocupação deste espaço. A partir deste trabalho derivou a série “Quartos”, que mostra diversas formas de organização desse espaço reservado, em diferentes classes sociais de São Paulo, na busca pelo poético e pictórico nestes ambientes.
Desloca alguns trabalhos para fora do espaço da galeria, propondo interferências no espaço urbano, como na intervenção “Pratos Típicos” na região central de São Paulo, ou ainda na paisagem, como na obra “Enquanto espaço”, exposto nas margens do rio Guaíba, em Porto Alegre, na II Bienal do Mercosul. Explora a fotografia em diversos formatos, geralmente em grande escala, e superfícies, seja o usual papel fotográfico, lona ou tecido, como a foto impressa em uma cortina na obra “Idílio”.
Por outro lado, constrói instalações multimídia nas quais instiga a participação do observador por uma visão ativa (como em “Pós Imagem”), ou ainda permitindo que ele crie imagens dentro da obra, como na instalação “Reprodutor” realizada pela primeira vez em 2008 na X Bienal de Cuenca, Equador.
3- Biografia
Rochelle Costi é fotógrafa e artista plástica multímidia. Formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda em 1981, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, Porto Alegre. Em 1982, frequentou em Belo Horizonte duas cadeiras livres na Escola Guignard, desenho de criação, com Marco Túlio Resende, e técnicas de audiovisual, com George Helt, e um curso de extensão sobre processos fotográficos alternativos, com Marcelo Kraiser, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Estudou entre 1991 e 1992 na Saint Martin School of Art e na Camera Work, em Londres. Trabalhou com fotografia editorial em publicações como a revista Bizz e revista da Folha. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.
4- Exposições
4.1- Exposições individuais
2010 Desvios, Espaço Instituto Cervantes, São Paulo, Brasil
Pele. Projeto Parede Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
2009 Desmedida. Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
Objeto Encontrado. Centro Cultural São Paulo, Brasil
2008 Reprodutor. Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil
Desvios. Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, Brasil
2007 Uma Festa. Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo, Brasil
2006 Certos Hábitos. Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro, Brasil
2005 Dinâmica Comum. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
2003 Verdadeiras Ilusões. Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
Espaço Cultural Casa da Ribeira, Sala Petrobrás Artes Visuais, Natal, Brasil
1999 Project Rooms. Arco Ifema, Madri, Espanha
Casa Própria. Galeria Nina Menocal, Cidade do México
1997 Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
1995 Oportunidades Ópticas. Galeria Sérgio Milliet, Funarte, Rio de Janeiro, Brasil
1994 Oportunidades Ópticas. Galeria UFF, Niterói, Brasil
1992 Pós-Imagem. Programa de Exposições do Centro Cultural, Fundação Bienal de São Paulo, Brasil
1987 Ser Um. Galeria Arte & Fato, Porto Alegre, Brasil
1984 Itaú Galeria. Belo Horizonte, Brasil
1986 Fundação Cultural, Curitiba, Brasil
1985 Vi Vendo Re Trato. Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, Brasil
Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro, Brasil
Funarte, São Paulo, Brasil
1983 Tentativa de Vôo. Margs, Porto Alegre, Brasil
4.2 – Exposições coletivas
2011 Projeto Travessias, Favela da Maré, Rio de Janeiro, Brasil
Luciana Brito Galeria – Fragmentos de um Prisma, Centro Cultural José Maria Barra, Uberaba, Brasil
Estratégias para Luzes Acidentais, Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
Encontros Com Outro Mundo, Galeria de Arte da Fundação Ecarta, Porto Alegre, Brasil
Itinerância da Bienal, MAM, Rio de Janeiro, Brasil
Gigante pela Própria Natureza, IVAM, Valencia, Espanha
2010 29a. Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
Changing the Focus: Latin American Photography (1990-2005). Museum of Latin American Art, Long Beach, EUA
2009 X Bienal de Cuenca, Equador
Dinâmicas da Luz. Instituto Oi Futuro, Rio de Janeiro, Brasil
Intimidades. SESC Pompéia, São Paulo, Brasil
2008 Out There: Architecture Beyond Building. 11th International Architecture Exhibition, Veneza, Itália
Paralela. Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, Brasil
Duchamp-Me. Sala Paulo Figueiredo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Intimidade Pública. Eden 343, São Paulo, Brasil
Transactions: Contemporary Latin American and Latino Art. Weatherspoon Art Museum, Greensboro, EUA
2007 Disponha: Fotografia Contemporânea Brasileira na Coleção Inhotim. 32 Gallery, Londres, Inglaterra
Transactions: Contemporary Latin American and Latino Art. Memorial Art Gallery, University of Rochester, Nova York, EUA; High Museum of Art, Atlanta, EUA
Stereovision: from 2D to 3D. University of South Florida Contemporary Art Museum, Tampa, EUA
Outra Objetividade. Centro Cultural São Paulo, Brasil
I Bienal del Fin del Mundo, Ushuaia, Argentina
Itaú Contemporâneo: Arte no Brasil 1981-2006. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Mulher, Mulheres: um Olhar sobre o Feminino na Arte Contemporânea. SESC Paulista, São Paulo, Brasil
Foto 90. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Fotografia em Perspectiva. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Fotografia Brasileira Contemporânea. Galeria Vitrine da Caixa Cultural, Brasília, Brasil
Poder e Afetividade. Silvia Cintra Galeria de Arte, Rio de Janeiro, Brasil
2006 Zeitgenossische Fotokunst Aus Brasilien. Kunstmuseum Dieselkraftwerk, Cottbus, Alemanha
MAM na OCA. Oca, São Paulo, Brasil
Paralela. Pavilhão Armando de Arruda Pereira, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil
A Carne é Forte. Mercado de Carne de Belém, Brasil
10+1: Geração da Virada. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
Transactions: Contemporary Latin American and Latino Art, Museum of Contemporary Art San Diego, La Jolla, EUA
Volpi e as Heranças Contemporâneas. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
Sem Título 2006: Comodato Eduardo Brandão e Jan Fjeld. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Padrões e Padronagens. Marília Razuk Galeria de Arte, São Paulo, Brasil
Manobras Radicais. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil
É Hoje na Arte Brasileira: Coleção Gilberto Chateaubriand. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil; Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil
Veracidade, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Fotografia Brasileira Contemporânea, Neuer Berliner Kunstverein, Berlim, Alemanha
A Cidade para a Cidade. Galeria Olido, São Paulo, Brasil
2005 Beyond Delirious: Architecture in Selected Photographs from the Ella Fontanals Cisneros Collection. Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA
Something of the Night. Leeds City Art Gallery, Inglaterra
Farsites: Urban Crisis and Domestic Symptoms in Recent Contemporary Art. Centro Cultural Tijuana, México; San Diego Museum of Art, EUA
Wunderkammer II: Paisajes. Galeria Nina Menocal, Cidade do México
2004 Versão Brasileira. Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
Tudo é Brasil. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
Fragmentos e Souvenirs Paulistanos: Vol. I. Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
A Foto Dissolvida. SESC Pompéia, São Paulo, Brasil
2003 Subversão dos Meios. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Imagética. Fundação Cultural de Curitiba, Brasil
Mouvement de Fonds. Centre de la Vieille Charité, Marselha, França
Printemps de Septembre. Lê Musée de la Medicine, Toulouse, França
ArteFoto. Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, Brasil
Arte e Sociedade. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
A Casa Onírica. São João da Boa Vista, Brasil
Miradas Cómplices. Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, Espanha
Layers of Brazilian Art. Faulconer Gallery, Grinnell, EUA
Paradise Lost? Aspects of Landscape in Latin American Art. Lowe Art Museum, Coral Gables, EUA
2002 ArteFoto. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
Matéria Prima. NovoMuseu, Curitiba, Brasil
Coleção de Fotografia do MAM. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Ultra Baroque: Aspects of Post Latin American Art. Walker Art Center, Minneapolis, EUA; Miami Art Museum, EUA
The Thread Unraveled: Contemporary Brazilian Art. Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina
Arte Contemporânea: Coleção Caixa Geral de Depósitos. Culturgest, Porto, Portugal
2001 The Thread Unraveled: Contemporary Brazilian Art. El Museu del Barrio, Nova York , EUA
Recortes. Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
Rede de Tensão: Bienal 50 Anos. Fundação Bienal de São Paulo, Brasil
Auto-Retrato: Espelho do Artista. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
Inhabiting. Lelong Gallery, Nova York , EUA
Políticas de la Diferencia: Arte Iberoamericano Fin de Siglo. Centro de Convenções de Pernambuco, Recife, Brasil
Em Busca da Identidade. Galleria Comunale d’Arte Moderna, Bolonha, Itália; Rupertinum Museum für Moderne und Zeitgenössische Kunst, Saizburg, Áustria
Ultra Baroque: Aspects of Post Latin American Art. Modern Art Museum, Fort Worth, EUA
2000 Más Allá del Documento. Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha
Obra Nova. Museu de Arte de Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
VII Bienal de La Habana, Havana, Cuba
Ultra Baroque: Aspects of Post Latin American Art, San Diego Museum of Contemporary Art, La Jolla, EUA
Em Busca da Identidade. Ursula Blickle Stiftung, Kraichtal-Unteröwisheim, Alemanha
XXVI Bienal de Pontevedra, Espanha
Bienal Internacional de Fotografia da Cidade de Curitiba, Brasil
Mostra do Redescobrimento: Brasil 500 anos. Fundação Bienal de São Paulo, Brasil
Cá Entre Nós. Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Cutting Edge. Arco Ifema, Madrid, Espanha
Miradas Impudicas. Fundación La Caixa, Barcelona, Espanha
III. Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
Brasil Plural y Singular. Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Argentina
1999 II Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil
Sweet and Sour. Art & Public, Genebra, Suíça
La Casa, Il Corpo, Il Cuore. Museum Moderner Kunst Stiftung Ludwig, Viena, Áustria
Parallèle Brito Cimino | FIAC. Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
1998 XXIV Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
City Canibal. Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Seleção. Galeria Brito Cimino, São Paulo, Brasil
1997 Itaú Galeria, Belo Horizonte, Brasil
Arte Cidade III. Moinho Matarazzo, São Paulo, Brasil
II Tokyo Photography Biennale, Metropolitan Museum of Photography, Tóquio, Japão
Identidade e Não Identidade. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
VI Bienal de La Habana, Havana, Cuba
News from Brazil. Galerie Aschenbach, Amsterdã, Holanda
Sampa. Städtisches Museum, Mülheim an der Ruhr, Alemanha
1996 Novas Travessias: New Directions in Brazilian Photography. The Photographers Gallery, Londres, Inglaterra
Bienal Internacional da Fotografia, Fundação Cultural, Curitiba, Brasil
Os Limites da Fotografia. SESC Pompéia, São Paulo, Brasil
Sampa. Stedelijk Museum, Sittard, Holanda
Arte Construtora. Ilha da Casa da Pólvora, Porto Alegre, Brasil
Pluralidades. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
1995 XI Salão da Gravura, Casa Vermelha, Curitiba, Brasil
Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
1990 Iconógrafos: 14 fotógrafos hoje. Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Projeto Macunaíma. Funarte, Rio de Janeiro, Brasil
4 Olhos. Casa Triângulo, São Paulo, Brasil
1985 Fotografismo. Funarte, Rio de Janeiro, Brasil
VIII Salão Nacional de Artes Plásticas, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil.
I Quadrienal de Fotografia. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
5- Livros publicados pelo artista
Sem título = Untitled= Sin título- Rochelle Costi.
Livro com fotografias da artista, com Entrevista Ivo Mesquita e texto Rafael Vogt Maia Rosa.
6- Bolsas e Prêmios
2010 Residência Artística, WBK Vrije Academie / Gemak, Holanda
2002 VIII Salão Nacional Victor Meirelles. Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
2000 Bolsa Vitae. Fundação Vitae, São Paulo, Brasil
1999 Prêmio Nacional de Fotografia. Funarte, Rio de Janeiro, Brasil
1998 Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. Funarte, Rio de Janeiro, Brasil
1995 Panorama da Arte Brasileira. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
1985 I Quadrienal de Fotografia. Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
1983 II Salão de Fotografia. Bagé, Brasil
7- Obras em Coleções
Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Portugal
Centro Gallego de Arte Contemporáneo, Santiago de Compostela, Espanha
Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA
Coleção Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Brumadinho, Brasil
Coleção Itaú, São Paulo, Brasil
Fonds National d’Art Contemporain, Marselha, França
Fundación Arco, Madri , Espanha
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Brasil
Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Museum Moderner Kunst Stiftung Ludwig, Viena, Áustria
Museum of Latin American Art, Long Beach, EUA
San Diego Museum of Contemporary Art, La Jolla, EUA
8 – Sobre o artista
BOONE, Silvana. Fotografia, memória e tecnologia. In: Conexão- Comunicação e Cultura.
Universidade de Caxias do Sul, v. 6, 1997. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/160/151. Acesso em: 06 ago. 2011.
COSTA, Maria Luiza Calim de Carvalho. Auto-Retrato Roubado: O Ser ou Não Ser de Rochelli Costi. Disponível em http://maccouto.sites.uol.com.br/rochelli.htm. Acesso em: 31 ago. 2011.
COSTI, Rochelle. Sem título = Untitled= Sin título. São Paulo: Metalivros, 2005.
GROSSMANN, Martin. Rochelle Costi: artista plástica. Disponível em: http://www.fotoplus.com/fpb/fpb025/b025a.htm. Acesso em: 21 set. 2011.
Metrópolis. TV Cultura. Disponível em: http://mais.uol.com.br/view/xiddtuwnvlqs/metropolis–o-atelie-de-rochelle-coste-04021A3572CCC173A6?types=A. Acesso em: 22 ago. 2011.
Rochelle Costi. Enciclopédia do Itaú Cultural. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3195&cd_idioma=28555. Acesso em: 15 set. 2011.
Rochelle Costi. Galeria Luciana Brito. Disponível em: http://lucianabritogaleria.com.br/pt/node/127. Acesso em: 15 set. 2011.
OLIVANI, Augusto . “A precariedade me estimula”. Entrevista no site UOL Diversão e Arte. Disponível em: http://entretenimento.uol.com.br/arte/ultnot/2005/12/09/ult988u484.jhtm. Acesso em: 21 set. 2011.
9 – Referências utilizadas na pesquisa da Midiateca
COSTI, Rochelle. Sem título = Untitled= Sin título/Rochelle Costi. São Paulo: Metalivros, 2005.
______.Conversa com Jane Maciel em 12 Jul. 2011.